Tivemos uma Epifania

epifania

Essa é uma daquelas postagens que a gente ensaia várias vezes pra escrever mesmo sabendo que é um exercício em vão. Falar sobre o trabalho de um ilustre desconhecido é tarefa relativamente fácil, mas falar sobre o trabalho de um amigo (e mestre) sempre vai exigir mais de você. A solução que encontrei foi ensaiar menos e partir pro improviso, mais autêntico e menos frio que uma análise racional.
“Eu tive uma epifania.” Essa é a frase que resumiu o projeto, hoje concretizado, do mestre Guilherme Lopes. O curta de animação teve seu primeiro corte divulgado aqui na OBG. Só divulgado, pois estava sendo exibido apenas em sessão fechada. Até agora.
Se você dividir os quase 20 mil reais de patrocínio municipal (incentivo cultural) entre as pessoas envolvidas durante os 18 meses de produção vai descobrir que só um nível de loucura controlada poderia explicar o que vocês poderão conferir logo mais. Loucura e paixão, não só por animação, mas por ver sonhos concretizados. Guilherme lopes foi a “liga” desse projeto, foi o cara que “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”. Pode esquecer Maya, 3D Studio, Cinema 4D, ZBrush, Photoshop e render farms hollywoodianas. Foi tudo open source: Wings 3D, Blender e GIMP. O render foi, muitas vezes, em um bom PC doméstico e uma paciência oriental. Acredito que eu, e tenho certeza que o Mosca também, entendemos essa resignação e essa gana de ver um trabalho de arte concluído. Você faz tudo pensando naquele instante sem nome em que olhamos pra criação e contemplamos o etéreo tornar-se concreto.
Mestre Guilherme, também já sonhei com paisagens que nunca fui capaz de descrever.

[youtube]WL29n-G9D2Y[/youtube]

[youtube]UTmo0DQbLUs[/youtube]

A versão em HD e mais sobre o projeto você encontra na página oficial Epifania – www.epifania.art.br

para ver mais trabalhos do mestre Guilherme Lopes basta visitar seu canal no Youtube

FICHA  TÉCNICA EPIFANIA

Roteiro, Direção, Arte e Edição
Guilherme Lopes

Produção e Assessoria de Imprensa
Iara Helena Magalhães

Vozes
Chikin Gomes, Andréa Heloísa Félix,
Heron José M. de Lima, Adilson Teodoro da Silva

Modelagem Orgânica
Guilherme Lopes

Modelagem de Objetos
Diego Gonçalves de Araújo

Auxiliar de Modelagem
Gerson Gomes Neto

Rigging Lead
Guilherme Lopes

Rigging
Elder Alvez Fernandes

Animador Sênior
Guilherme Lopes

Auxiliar de animação
Diego Gonçalves de Araújo

Iluminação e Render
Guilherme Lopes
Diego Gonçalves de Araújo

Sound Design
Paulinho Menezes

Composição de Arranjo
Adilson Teodoro da Silva

Essa é uma daquelas postagens que a gente ensaia várias vezes pra escrever mesmo sabendo que

é um exercício em vão. Falar sobre o trabalho de um ilustre desconhecido é tarefa

relativamente fácil, mas falar sobre o trabalho de um amigo (e mestre) sempre vai exigir mais

de você. A solução que encontrei foi ensaiar menos e partir pro improviso, mais autêntico e

menos frio que uma análise racional.
“Eu tive uma epifania.” Essa é a frase que resumiu o projeto, hoje concretizado, do mestre

Guilherme Lopes. O curta de animação teve seu primeiro corte divulgado aqui na OBG. Só

divulgado, pois estava sendo exibido apenas em sessão fechada. Até agora.
Se você dividir os quase 20 mil reais de patrocínio municipal entre as pessoas envolvidas

durante os 18 meses de produção vai descobrir que só um nível de loucura controlada poderia

explicar o que vocês poderão conferir logo mais. Loucura e paixão, não só por animação, mas

por ver sonhos concretizados. Guilherme lopes foi a “liga” desse projeto, foi o cara que

“encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem

completa”. Pode esquecer Maya, 3D Studio, Cinema 4D, ZBrush, Photoshop e render farms

hollywoodianas. Foi tudo open source: Wings 3D, Blender e GIMP. O render foi, muitas vezes,

em um bom PC doméstico e uma paciência oriental. Acredito que eu, e tenho certeza que o Mosca

também, entendemos essa resignação e essa gana de ver um trabalho de arte concluído. Você faz

tudo pensando naquele instante sem nome em que olhamos pra criação e a contemplamos o etéreo

tornar-se concreto.
Mestre Guilherme, também já sonhei com paisagens que nunca fui capaz de descrever.

Roteiro, Direção, Arte e Edição
Guilherme Lopes

Produção e Assessoria de Imprensa
Iara Helena Magalhães

Vozes
Chikin Gomes, Andréa Heloísa Félix, Heron José M. de Lima, Adilson Teodoro da Silva

Modelagem Orgânica
Guilherme Lopes

Modelagem de Objetos
Diego Gonçalves de Araújo

Auxiliar de Modelagem
Gerson Gomes Neto

Rigging Lead
Guilherme Lopes

Rigging
Elder Alvez Fernandes

Animador Sênior
Guilherme Lopes

Auxiliar de animação
Diego Gonçalves de Araújo

Iluminação e Render
Guilherme Lopes
Diego Gonçalves de Araújo

Sound Design
Paulinho Menezes

Composição de Arranjo
Adilson Teodoro da Silva

  1. outubro 25, 2009 -

    Da-lhe Orozimbo (Guilherme), cara, do fundo do coração essa é a postagem mais gratificante feita aqui na OBG. Parabéns Mestre.

  2. outubro 26, 2009 -

    Parabéns a todos por esse belo trabalho. Precisamos de mais iniciativas como essa no nosso país. O Brasil tem muitos artistas talentosos, temos que aparecer. 😀

  3. outubro 26, 2009 -

    Olá, meus Parabéns pelo Post, e Também Para a equipe da produção de Animação. Além de uma ótima Animação e História, é um grande incentivo ao desenvolvimento e uso de softwares opensource.

  4. outubro 26, 2009 -

    Cara.. esse vídeo é demais!
    Parabéns Guilherme pelo talento.. e parabéns ao pessoal do OBG pelo apoio ao projeto.