Lápis com raio-X

A caricatura e a charge não apenas representam o retratado, mas toda a realidade a sua volta, quer aprender política ou história do ponto de vista mais livre de manipulação elitista, procure charges e caricaturas espalhadas em jornais e anuários, então as mascaras se desmancham e mesmo a fotografia sendo tão próxima do real, nada mais revelador do que uma imagem tão subliminar e cheia de intenções quanto uma caricatura e seu universo.
O caricaturista ou chargista são uma categoria a parte no meio dos ilustradores, seu olhar de raios-X e suas antenas captam o que está a nossa volta ao ponto de perceber o que ainda está para vir, nesta capa da revista Careta de 1919, J. Carlos mostra uma Alemanha devastada pela 1ª Grande Guerra com a profética frase: “Dentro de quinze anos teremos a revanche!” clique na imagem para ampliar.

Na publicidade chamamos anúncios feitos apenas com texto de “All Type”, A caricatura é exatamente o oposto disso, ela é “All Image”, é pura capacidade de sintetizar o todo de uma forma poliglota e de fácil digestão. Tente imaginar quantas palavras são necessárias para contar aquela história da próxima vez que se deparar com uma charge ou caricatura política. Essa postagem serve para mostrar que a linha do tempo dos cartunistas é muito diferente da nossa pobres mortais, ao olhar o acervo de J.Carlos (1922 – 1930) e do Baptistão (contemporâneo) notem que a maestria é similar, o que pode ter mudado são técnicas de finalização, mas a essência continua a mesma.

J.Carlos …….…….…. Baptistão

clique nos nomes para conhecer o acervo