Gêmeos são mutilados em São Paulo

Não estou me especializando em postar as “cagadas na arte”, mas elas insistem em me encontrar. Essa por exemplo saiu na Ilustrada da Folha Online hoje:

Os mutilados já apareceram por aqui na postagem “Street Art no chá da cinco” – a dupla OsGêmeos, Nina e Francisco Rodrigues (o Nunca). Isso mesmo, depois de já terem conquistado as paredes do famoso Tate Modern, em Londres – com murais incríveis, além de gigantes – tiveram que testemunhar a prefeitura de São Paulo “confundindo” um de seus murais com pichação e cobrindo boa parte dele com tinta cinza.

Antes

(Foto: Otávio Pandolfo/Arquivo Pessoal)

Depois(Foto:Ricardo Nogueira/Folha Imagem)

Não foi a primeira vez que isso aconteceu. O artista Nunca, por exemplo, afirmou que já teve mais de 100 trabalhos “cobertos”. Andrea Matarazzo, secretário da coordenação das Subprefeituras de São Paulo, no entanto, nega haver “perseguição” ao graffiti e diz que a cobertura dos murais grafitados faz parte da “rotina de limpeza da cidade”, sob a capa da Lei Cidade Limpa. Em ano eleitoral essas coisas viram bandeiras e acho que o Sr. Kassab e seus asseclas deveriam se preocupar com a repercussão deste ato. VANDALISMO institucional. (by Mosca)

Os mutilados prometeram retaliação e nós ficamos aqui ansioso por vê-la. Bulir na arte dos outros é igual tapa na cara de filho, não dá pra ficar quieto.
Matéria completa aqui.

Fonte: Folha Online.
  1. julho 4, 2008 -

    Eu só me pergunto: como?

    É tão bizarro que não existe margem para questionamento. O “equivoco” foi tão ridículo que um pedido de “desculpas” soa equivocado…

    Acabei de ler a matéria recomendada por uma amiga, e não sei nem o que dizer. Na viagem para SP vi esse e outros muros artísticos, e fico triste de ver tal degradação.

    Abraços Leandro!

  2. julho 4, 2008 -

    VANDALISMO INSTITUCIONAL … não adianta usar a mídia para minimizar os danos, a matéria da Folha fala sobre “confusão” entre pichação e grafite …. isso seria piada se o dano não fosse um dos novos cartões postais da cidade … interesses politicos podem até mascarar o que aconteceu, mas não vão deixar de mostrar o lado podre de um ano eleitoral e seus meios para mobilizar o voto. PqP, São Paulo está vivendo uma guerra as escondidadas onde os dois lados jogam sujo e nós da população somos meros peões neste xadrez do absurdo.

    por isso sou anarquista

  3. julho 4, 2008 -

    Bom do jeito q as coisas estão por aqui, não duvido em nada que o pessoal do PT tenha o dedo nisso, seria conspiratório pensar assim, mas não é a primeira vez q surgem boatos de uma manipulação politica, com greves atrapalhando o transito e outras formas de boicotar a situação, pra falar a verdade acho que foi bem feito para o prefeito “Kassapa” e sua arrogancia provou do proprio remedio, mas q a cidade acabou ficando mais feia isso tb é verdade.

  4. julho 4, 2008 -

    GrAfito nesta MegAlopole a mais de 20 anos e isso é mesmno umA imagem da situação Pauliceica da arte de ruA
    aposto que o Jânio está dando gargalhadas no inferno, tem até uma piadinha interna q fala que o Jânio só não encorpora no Kassab por causa da lei seca hauahauahauaha

    a familia vai se vingar mas com classe e inteligencia, pois hoje sampa ficou mais cinza, mas só por hoje.

    valeu o grito e viva a liberdade

  5. julho 6, 2008 -

    Que coisa!

    Não sei se a arte pode ser contida com cobertura com tinta. O cinza que cobre São Paulo é melhor ou mais limpo que a mistura de cores do mural apagado? Só aqui no Brasil mesmo para se confundir arte com vandalismo…

  6. julho 7, 2008 -

    Até pode ter ocorrido um descuido muito grave por parte da Administração da Prefeitura, afinal de contas o pessoal da “limpeza” não tá nem aí. Se é para pintar, vamos pintar! talvez exista até um bonus para quem pinta mais. Quem sabe?
    Agora, é lamentável que a prefeitura de São Paulo ainda não se conscientizou que o grafite não só precisa ser respeitado, como também deve ser protegido e incentivado e isso exige, no mínimo, um cadastro atualizado dessas áreas.
    Afinal o grafite é a verdadeira expressão artistica urbana. Um museo a céu aberto muito democrático que a cada dia ganha mais espaço no mundo. Será que SP não faz parte do mundo?

  7. março 7, 2009 -

    […] na OBG já mostramos um caso parecido com esse de Londres que aconteceu em terras brasilis, clique aqui para […]

  8. março 9, 2009 -

    absurdo