Cansado(a) de fazer cara de paisagem na Rondon?

Talvez só quem mora em Uberlândia entenda o título dessa postagem, mas tenho certeza que todos os leitores entenderão o espírito dela.

Uberlândia tem a “mania feia” de não sustentar por muito tempo os locais alternativos para lazer e entretenimento. Já repeti algumas vezes a (infelizmente) nostradâmica frase “que lugar bacana, vamos aproveitar antes que feche“. Felizmente parece que a massa crítica para manter a vida das alternativas aos points da moda já está sendo atingida. A cidade começou a respirar um pouco mais de cultura no seu sentido mais amplo. O nascimento do primeiro instituto de produção cultural do país, a retomada das obras do Teatro Municipal, o agito no cenário musical independente e, de repente, falar sobre “frevo, birita e futebol” não garante mais o bem-estar em todas as rodinhas de conversa.

No meio dessa bagunça boa apareceu o GOMA Cultura em Movimento, um espaço 3 em 1 com:

GOMA Loja: moda inovadora combinando a tradição da cultura popular mineira com os modernos conceitos de design sustentável. GOMA Bar: espaço de convivência, com música agradável, cerveja gelada e comida árabe. GOMA Casa noturna: atrações da nova cena local e brasileira, em articulação nacional com o Circuito Fora do Eixo de bandas independentes.”

No circuito do espaço GOMA também tem teatro, vernissage, exibições, muita informação e até stand up comedy. A programação é dinâmica e vale manter a agenda desse espaço alternativo atualizada.

Visite aqui o blog oficial do GOMA. Saiba mais sobre o que aconteceu e o que vai acontecer e, claro, vê se dá um susto na cara de paisagem e passa por lá. O GOMA fica na Av. Floriano Peixoto, 12, pertinho da Praça da Bicota.

  1. agosto 25, 2008 -

    E o GOMA tá durando né? E tomara que continue assim… lá é extremamente agradável

  2. setembro 3, 2008 -

    Ultimamente o cenário cultural da cidade anda bem movimentado, aliás, no mês de setembro Uberlândia vai bombar em eventos.

    Para começar, no dia 7 de setembro tem Luiz Melodia no Arte na Praça (di grátis) e o churrasco Cajamanga com umas das maiores bandas de Reggae nacional, o POnto de Equilíbrio.

    na outra semana já rola o Jambolada, maior festival de música independente de Minas Gerais.

    e em outubro tem Ultraje a Rigor.

    Nem parece a Uberlandia que eu cresci!!!

  3. setembro 3, 2008 -

    O Instituto Ipê Cultural ilustra justamente esse bom momento da cidade, da forma mais concreta que poderia ter quando falamos de comportamento, hábitos. Desejo vida longa!

  4. setembro 3, 2008 -

    Olá.
    Parabéns pelo blog. Conteúdo e design muito legais.
    Pois é , o GOMA segue firme e forte, aos trancos e barrancos, levando a bandeira dos independentes, não só na música, mas em todas as artes.
    Aliás, estamos concorrendo ao prêmio Dynamite 2008 de melhor casa de shows alternativos do Brasil.
    Vida Longa à cena UDIground!

  5. setembro 4, 2008 -

    Excelente matéria, vale lembrar que cabe não somente a instituições públicas ou privadas a fomentação do cenário cultural em nossa cidade, o faz o GOMA e o Instituto Ipê, mais a cada uma de nós, pois essas idéias surgirão de pessoas como nós, que cansadas da mesmice se proporão não somente a criticar, mais também a fazer algo efetivamente pra que isso mudasse..um brinde a quem fez e uma força a que deseja fazer…Acredite e faça a diferença você mesmo!