Bistecão Ilustrado

bistecao2

“Contos abistecados”

Não é a 1ª postagem feita aqui sobre o evento e com certeza não será a última. O Bistecão é uma das ações mais importantes e divertidas para nós ilustradores.

Uma mistura de “Clube da Luta” com “Jantar Dançante” onde você não briga e muito menos dança, só desenhar ou é desenhado. Alem de devorar porções fartas de carne do Bar Sujinho [São Paulo] ou se você é um pouco mais velho, o famoso “Bar das Putas” da Consolação. Essa iniciativa do Kako já tem muita estória para contar.

Brincamos uma vez com o tema “Clube da Luta”, falamos que as regras são as mesmas do filme: 1º-“se é a sua 1ª vez no Bistecão, vai ter que desenhar”…2º-” Os desenhos no Bistecão, ficam no Bistecão.”

Os vastos papeis pardos no salão, aos olhos leigos podem parecer apenas uma toalha Roots para proteger as mesas, mas na verdade são possibilidades de expressão e trabalho em equipe para todos os presentes. Ilustradores ou não, você é convidado (instintivamente) a desenhar sobre as folhas e no final da noite o resultado são gigantescos painéis colaborativos, mas não para por ai, lembra da 2ª regra do “Clube da Luta”…errr!…. Bistecão? Os desenhos no evento ficam no evento… mas até o Mestre das Armas Montalvo Machado os transformarem em disputados e raros “Sketchbooks do Bistecão”, toda edição tem como hora mágica o sorteio de brindes, presentes e artes. Se naquela noite você for um daqueles abençoados pelos Deuses do desenho, pode levar para casa o exclusivo livrinho, catalogado e totalmente personalizado por desenhos do passado do evento.

E a coisa mais legal é esse reencontro com a história gráfica “abistecada”. Isso aconteceu comigo, não pude estar presente no evento de outubro de 2010, mas acabei de certa forma sendo sorteado, no dia seguinte recebi uma mensagem do ilustrador Luis Dourado, falando que ontem ele havia ganho seu esperado troféu e que dentro, em meio a essa colcha de retalhos, ele identificou um desenho meu… isso é fantástico, fiquei deveras envaidecido e o mais divertido foi resgatar na memória das imagens de Bistecões passados a data de criação daquela arte: Maio de 2009, foi um dos primeiros eventos que participei.

Hoje o evento está cada vez mais elaborado, o espaço é praticamente o dobro, as vezes acontece estudos de modelos vivos (modelo-vivo da meia noite), mas a essência continua a mesma: fazer amigos e se divertir com pessoas que tem a mesma e insana paixão, DESENHAR!

bistecao

A única desculpa para você não ir é estar fora da cidade e mesmo assim como só acontece uma vez por mês é obrigação se programar para estar presente. Mês que vem tem mais.

  1. outubro 30, 2010 -

    Caro amigo Mosca,

    Este post foi mais uma agradabilíssima surpresa!

    O primeiro Bistecão que eu fui, foi aquele em que nós conversamos, acho que foi em novembro de 2009.

    Neste quase um ano de Bistecão (pra mim) tem sido muito legal, tenho conhecido outros ilustradores, gente que eu sempre fui fã!

    Ganhar o Sketchbook foi exatamente isso pra mim, um troféu! Folheando ele, acabei reconhecendo um desenho teu… enfim, não tinha como não reconhecer! hehehe! Pra mim, foi muito legal ter um desenho teu dentro deste troféu. Com certeza!

    Abração! =D

  2. outubro 30, 2010 -

    […] This post was mentioned on Twitter by montalvomachado, Fernando Mosca. Fernando Mosca said: @montalvomachado Monta, você viu que legal o que aconteceu após o Bistecão de ontem? http://bit.ly/b2DQSh […]