Arte, games e um pouco de música sombria

Arte de design são tão importantes para o universo dos games quanto os bons roteiros, a jogabilidade e os recursos gráficos. Tanto que mesmo em plataformas simples e leves como o Flash vemos exemplos fabulosos e que, em minha opinião, muitas vezes dão um show em jogos pesadíssimos, que exigem hardware e consoles de última geração – caros, é claro. Um ótimo exemplo são os jogos desenvolvidos pelo estúdio Amanita Design. Talvez alguns se lembrem do “The Quest for the Rest“, um game viral para o lançamento do álbum Together We’re Heavy da banda Polyphonic Spree (dona do hit “Light and Day”, usado pela Claro). Este mesmo estúdio criou o Samorost (free) e sua sequência Samorost 2 (demo). Um visual que mistura, no Flash, vetores e bitmaps incríveis, criando uma atmosfera onírica, surreal. Vale a visita!

Mas este post prometeu também um pouco de música sombria misturada a esse coquetel arte/games/design. Então conheçam um pouco da banda canadense Johnny Hollow, que produz um Rock Alternativo soturno, sombrio e inspirador. Uma boa prova de que música e design andam bem perto foi que conheci a banda através dos trabalhos de design e ilustração de um de seus integrantes, Vincent Marcone. Ele coordena toda a parte de design, web design e game da banda. Mas, game? É, isso mesmo. Na mesma trilha da Polyphonic Spree, Johnny Hollow desenvolveu um game promocional para seu segundo álbum “Dirty Hands”. Você pode ouvi-lo inteiro, gratuitamente, mas para isso precisa jogar o “Scuttle Buggery“, que tem como trilha as músicas do novo álbum. Dá para ouvir antes, mas como jogo é uma corrida contra o tempo – tudo deve ser feito antes da música terminar – fica mais divertido ouvir durante.

Joguem, ouçam e divirtam-se!

Johnny Hollow página oficial 2007
Johnny Hollow página oficial 2003
Game Scuttle Buggery

Em tempo, Johnny Hollow também está no “The Very Best OBG – vol 1“. Aguardem!

  1. março 1, 2008 -

    Eu sou fã do johnny hollow, e gostei basntante do seu texto, realmente os gráficos do site sao lindos e do jogo então, sem falar no dinamismo e na divertida interação fã/artista proposta, no site antigo aquelas charadas eram bem legais…. penso também que há um trabalho de simbologia na estética, aqueles besouros fazendo o maior esforço para concertar as gotinhas das garrafas no ralo certo sendo atrapalhados pelos outros insetos e aquelas mariposas alfinetadas que se debatem em sofrimento, parecem algum tipo de metafora referencial para mim… vou ver se consigo carregar esse outro jogo, que tambem parece ser belissimo, espero que a internet discada aguente rs… enfim, queria parabenizá-lo pelo texto, acho que é o melhor texto referente a um pouco do trabalho da banda e do Marcone em portugues, é importante divulgar a banda/Marcone que tem tanto potencial e nao pode morrer por falta de terreno…. bom desaniversario =]

  2. março 1, 2008 -

    Eu sou fã do johnny hollow, e gostei basntante do seu texto, realmente os gráficos do site sao lindos e do jogo então, sem falar no dinamismo e na divertida interação fã/artista proposta, no site antigo aquelas charadas eram bem legais…. penso também que há um trabalho de simbologia na estética, aqueles besouros fazendo o maior esforço para concertar as gotinhas das garrafas no ralo certo sendo atrapalhados pelos outros insetos e aquelas mariposas alfinetadas que se debatem em sofrimento, parecem algum tipo de metafora referencial para mim… vou ver se consigo carregar esse outro jogo, que tambem parece ser belissimo, espero que a internet discada aguente rs… enfim, queria parabenizá-lo pelo texto, acho que é o melhor texto referente a um pouco do trabalho da banda e do Marcone em portugues, é importante divulgar a banda/Marcone que tem tanto potencial e nao pode morrer por falta de terreno…. bom desaniversario =]

  3. março 10, 2008 -

    Srta. Dassiê, primeiro devo pedir desculpas por ter demorado em ver e responder seu comentário. Obrigado pelos elogios ao texto e devo dizer que não é tão difícil falar de propostas artísticas quando elas têm tanta personalidade, como é o caso do Marcone e da Johnny Hollow. Não havia me atentado para a semiologia do jogo mas, realmente, é algo que vai além do estético, simplesmente. Sem falar no casamento com a música. 🙂

    Esperamos corresponder às expectativas nos próximos posts e bem-vinda à família OBG.

  4. março 10, 2008 -

    Srta. Dassiê, primeiro devo pedir desculpas por ter demorado em ver e responder seu comentário. Obrigado pelos elogios ao texto e devo dizer que não é tão difícil falar de propostas artísticas quando elas têm tanta personalidade, como é o caso do Marcone e da Johnny Hollow. Não havia me atentado para a semiologia do jogo mas, realmente, é algo que vai além do estético, simplesmente. Sem falar no casamento com a música. 🙂

    Esperamos corresponder às expectativas nos próximos posts e bem-vinda à família OBG.