Ao mestre com carinho

O que é arte?
Por definição ela é uma criação humana que sintetiza as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Cada um de nós experimentamos sensações diferentes a uma mesma obra, isso tem a ver com nossa bagagem e o momento que estamos vivendo.
Bom, aonde quero chegar? Esses dias fui surpreendido por um saudosismo arrebatador, uma vontade de estar novamente em minha infância, junto das pessoas que me cercavam, naquele ambiente de pós-ditadura e aquele clima que marcou as minhas experiências de vida. Fui surpreendido por ver as obras do grande mestre Elifas Andreato na abertura de uma minissérie global (Queridos Amigos) que representa aquela época, para mim mágica.
[youtube]c9DNsb2o9Io[/youtube]
Quem está ou passou pela casa dos 30, deve conhecer bem seus trabalhos, Mestre das artes gráficas, Elifas soube como poucos definir uma época e como poucos seus trabalhos tem o que no linguajar de hoje chamamos de “pegada” pessoal.
.
.
Em seu conjunto de obras, os movimentos de contestação e a música são matérias-primas, como a busca por outras técnicas para darem formas aos seus trabalhos, coloca ainda hoje esse mestre à frente de seu tempo. É, isso também é uma crítica a falta de procura por novos materiais e experimentalismo nos meios gráficos desta geração “vetorphotoshopiana”, mas enquanto existir mestres como este ainda temos muito a apreender, valeu Elifas.

Postamos aqui algumas peças para mostrar um pouco da gama de materiais explorados por esse artista em seu vasto portifólio, suas ilustrações são feitas em diversas técnicas e o resultado acaba sendo inusitado e surpreendente.

Algumas entrevistas e um pouco da história do mestre, entre por aqui.

Site oficial, com obras; projetos; cenários; capas e mais capas de discos, livros e revistas; cartazes; brasilidade e uma aula sobre arte nacional. Clique no boneco e conheça melhor o tio da Chantal.