Essa é uma daquelas postagens que a gente ensaia várias vezes pra escrever mesmo sabendo que é um exercício em vão. Falar sobre o trabalho de um ilustre desconhecido é tarefa relativamente fácil, mas falar sobre o trabalho de um amigo (e mestre) sempre vai exigir mais de você. A solução que encontrei foi ensaiar menos e partir pro improviso, mais autêntico e menos frio que uma análise racional.
“Eu tive uma epifania.” Essa é a frase que resumiu o projeto, hoje concretizado, do mestre Guilherme Lopes. O curta de animação teve seu primeiro corte divulgado aqui na OBG. Só divulgado, pois estava sendo exibido apenas em sessão fechada. Até agora.
Se você dividir os quase 20 mil reais de patrocínio municipal (incentivo cultural) entre as pessoas envolvidas durante os 18 meses de produção vai descobrir que só um nível de loucura controlada poderia explicar o que vocês poderão conferir logo mais. Loucura e paixão, não só por animação, mas por ver sonhos concretizados. Guilherme lopes foi a “liga” desse projeto, foi o cara que “encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem completa”. Pode esquecer Maya, 3D Studio, Cinema 4D, ZBrush, Photoshop e render farms hollywoodianas. Foi tudo open source: Wings 3D, Blender e GIMP. O render foi, muitas vezes, em um bom PC doméstico e uma paciência oriental. Acredito que eu, e tenho certeza que o Mosca também, entendemos essa resignação e essa gana de ver um trabalho de arte concluído. Você faz tudo pensando naquele instante sem nome em que olhamos pra criação e contemplamos o etéreo tornar-se concreto.
Mestre Guilherme, também já sonhei com paisagens que nunca fui capaz de descrever.
[youtube]WL29n-G9D2Y[/youtube]
[youtube]UTmo0DQbLUs[/youtube]
A versão em HD e mais sobre o projeto você encontra na página oficial Epifania – www.epifania.art.br
para ver mais trabalhos do mestre Guilherme Lopes basta visitar seu canal no Youtube
FICHA TÉCNICA EPIFANIA
Roteiro, Direção, Arte e Edição
Guilherme Lopes
Produção e Assessoria de Imprensa
Iara Helena Magalhães
Vozes
Chikin Gomes, Andréa Heloísa Félix,
Heron José M. de Lima, Adilson Teodoro da Silva
Modelagem Orgânica
Guilherme Lopes
Modelagem de Objetos
Diego Gonçalves de Araújo
Auxiliar de Modelagem
Gerson Gomes Neto
Rigging Lead
Guilherme Lopes
Rigging
Elder Alvez Fernandes
Animador Sênior
Guilherme Lopes
Auxiliar de animação
Diego Gonçalves de Araújo
Iluminação e Render
Guilherme Lopes
Diego Gonçalves de Araújo
Sound Design
Paulinho Menezes
Composição de Arranjo
Adilson Teodoro da Silva
é um exercício em vão. Falar sobre o trabalho de um ilustre desconhecido é tarefa
relativamente fácil, mas falar sobre o trabalho de um amigo (e mestre) sempre vai exigir mais
de você. A solução que encontrei foi ensaiar menos e partir pro improviso, mais autêntico e
menos frio que uma análise racional.
“Eu tive uma epifania.” Essa é a frase que resumiu o projeto, hoje concretizado, do mestre
Guilherme Lopes. O curta de animação teve seu primeiro corte divulgado aqui na OBG. Só
divulgado, pois estava sendo exibido apenas em sessão fechada. Até agora.
Se você dividir os quase 20 mil reais de patrocínio municipal entre as pessoas envolvidas
durante os 18 meses de produção vai descobrir que só um nível de loucura controlada poderia
explicar o que vocês poderão conferir logo mais. Loucura e paixão, não só por animação, mas
por ver sonhos concretizados. Guilherme lopes foi a “liga” desse projeto, foi o cara que
“encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem
completa”. Pode esquecer Maya, 3D Studio, Cinema 4D, ZBrush, Photoshop e render farms
hollywoodianas. Foi tudo open source: Wings 3D, Blender e GIMP. O render foi, muitas vezes,
em um bom PC doméstico e uma paciência oriental. Acredito que eu, e tenho certeza que o Mosca
também, entendemos essa resignação e essa gana de ver um trabalho de arte concluído. Você faz
tudo pensando naquele instante sem nome em que olhamos pra criação e a contemplamos o etéreo
tornar-se concreto.
Mestre Guilherme, também já sonhei com paisagens que nunca fui capaz de descrever.
Roteiro, Direção, Arte e Edição
Guilherme Lopes
Produção e Assessoria de Imprensa
Iara Helena Magalhães
Vozes
Chikin Gomes, Andréa Heloísa Félix, Heron José M. de Lima, Adilson Teodoro da Silva
Modelagem Orgânica
Guilherme Lopes
Modelagem de Objetos
Diego Gonçalves de Araújo
Auxiliar de Modelagem
Gerson Gomes Neto
Rigging Lead
Guilherme Lopes
Rigging
Elder Alvez Fernandes
Animador Sênior
Guilherme Lopes
Auxiliar de animação
Diego Gonçalves de Araújo
Iluminação e Render
Guilherme Lopes
Diego Gonçalves de Araújo
Sound Design
Paulinho Menezes
Composição de Arranjo
Adilson Teodoro da Silva
outubro 25, 2009 -
Da-lhe Orozimbo (Guilherme), cara, do fundo do coração essa é a postagem mais gratificante feita aqui na OBG. Parabéns Mestre.
outubro 26, 2009 -
Parabéns a todos por esse belo trabalho. Precisamos de mais iniciativas como essa no nosso país. O Brasil tem muitos artistas talentosos, temos que aparecer. 😀
outubro 26, 2009 -
Olá, meus Parabéns pelo Post, e Também Para a equipe da produção de Animação. Além de uma ótima Animação e História, é um grande incentivo ao desenvolvimento e uso de softwares opensource.
outubro 26, 2009 -
Cara.. esse vídeo é demais!
Parabéns Guilherme pelo talento.. e parabéns ao pessoal do OBG pelo apoio ao projeto.