“Choveu canivete. Ninguém sobreviveu pra contar.”
“Elvis não morreu. Então me vê mais 10 gramas.”
“Em hora de dar um salto na vida, escolheu a janela do 10º andar.”
Não mais que cinquenta caracteres. Não mais que 50 contos por caixinha. Você lê cada miniconto mais rapidamente do que um fósforo é riscado, e tem um para cada palito que existe em uma caixa de fósforos.
Samir Mesquita é um publicitário que aparentemente sofre do mal dos publicitários competentes e criativos: a inquietude. Seu projeto “Dois Palitos” é fodástico (licença Jovem Nerd), não só pela idéia, concepção, criatividade e conteúdo, mas principalmente porque foi totalmente desenvolvido, produzido e distribuido pelo prórpio Samir. O sucesso foi tão grande que a Mostra Sesc de Artes 2008 encomendou 1.000 unidades para distribuir aos visitantes.
Na inusitada embalagem o autor adverte: “Idéias soltas, experiências roubadas e alguns exageros. Perfeitos para serem transportados para todos os lugares e lidos em uma paulada só.” Na página oficial do projeto você pode conferir uma versão digital e comprar as versões originais – já tratei de encomendar as minhas.
Acompanhe a produção ininterrupta de Samir em seu Twitter, sem o charme das caixinhas – semioticamente perfeitas para o conteúdo.
Fonte: Folha Online, 06/11/2008
maio 21, 2009 -
Realmente achei muito criativo. O microconto é uma nova tendencia que vem se alastrando pelos escritores brasileiros, no entanto eu nao considero isso litetarura, está muito longe de ser algo realmente literario, na minha opiniao sao coisas curiosas que servem para vender bem.
setembro 22, 2010 -
O quê ? Como ? Meus Deus, o e-book sempre existiu e a gente não percebia. Parabéns, sem dúvida alguma o Samir merece destaque entre os homens criativos deste século. Exagerei ?