Bom, no nosso campo [arte, publicidade, desing, ilustração…] onde a profissão não te obriga ter um diploma para atuar no mercado, essa pergunta ganha um peso ainda maior. Imagine que você começa a trabalhar em um estudio como aprendiz e com o tempo vai se tornando um profissional, o risco de você ter vícios de mercado que sem querer fazem parte da cultura desse ambiente de trabalho é enorme.
Ou então você descobre que consegue se construir como profissional no melhor estilo “home made”, descobrindo instintivamente conceitos-chave para atuar no mercado e aperfeiçoando sua técnica utilizando apenas a sua observação. Ser autodidata pode ser algo interessante para se bater no peito e se auto definir, mas quem consegue realmente se tornar um profissional de destaque sabe o tempo enorme que levou para isso acontecer.
Aqui no blog já falamos algumas vezes sobre nossos mestres e a importância de termos um ou alguns como referência para nos apontar um norte em nossa carreira. Pensando nisso, então voltando a pergunta inicial, a sala de aula deve ser pensada como uma ferramenta eficiente e estratégica para quem está pensando em como se posicionar no mercado.
No ambiente acadêmico [quando bem escolhido] as vantagens são:
– o fato de você ter a oportunidade da comparação entre resultados, afinal sobre um mesmo tema outros alunos conseguem mostra ideias diferentes e que sempre podemos seguir outros caminhos.
– a velocidade para se chegar aos conceitos e técnicas são muitas vezes maiores e mais reveladoras, algumas vezes nos surpreendemos quando nos deparamos com algo que achávamos que tínhamos descoberto e na verdade era uma prática comum.
– conviver em bando em nosso mercado específico e a necessidade de se “fazer RP”, conhecer pessoas que compartilham oportunidades e informações, o famoso network.
– oportunidade de se inserir no mercado sempre foi uma caracteristica do meio acadêmico. Lembro de quando fazia Escola Panamericana de Arte (EPA) e o professor enxergou em mim as habilidades necessárias para uma vaga e isso foi um grande passo para a minha carreira.
A dica final é escolher bem a sua sala de aula. Quando fiz EPA, além das áreas de ilustração e publicidade (que cursei), fiz bons contatos com pessoas de outras disciplinas complementares ao mercado que trabalho, como fotografia e design e artes plásticas.
…e no embalo do saudosismo, segue uma seleção dos VTs mais maneiros que já divulgaram minha escolha.
[youtube]9g0-UnYhg6Y[/youtube]
[youtube]K7IoAJgl1hk[/youtube]
[youtube]tJsbgXVnn9g[/youtube]
[youtube]6NSeV7IXJCE[/youtube]
[youtube]ZrhOPk6k1tw[/youtube]
[youtube]dqBdRd44MBs[/youtube]
Para conhecer os cursos da EPA – Design de Interiores, Design Grafico e Motion Graphics, Fotografia e Design de Publicidade – entre em sua página oficial.