E o sombrio volta a aparecer na OBG. Quem nos acompanha já leu sobre Clive Barker e seu cult Hellraiser no post sobre a comercialização de Fan Art. Não escondo meu gosto pelo gênero e tenho boas lembranças do terror em VHS dos anos 80. Vários elementos contribuíram para criar aquela atmosfera de pesadelo que, certamente, foi maior em minha imaginação do que nas telas. Mas existe um item Hellraiser em especial que acho, ainda hoje, uma mistura fabulosa entre o belo e o maldito: The Lament Configuration (The Box of Sorrows) – o cubo enigma (puzzle box) que quando solucionado abria um portal para o inferno. Segundo a lenda esse cubo – e vários outros – foi criado por Philip Lemarchand, um arquiteto-artesão francês apontado como um dos maiores assassinos em série da história. Os cubos de Philip Lemarchand estavam sempre relacionados com rituais macabros, mortes e misteriosos desaparecimentos. The Lament Configuration era (ou é?) considerado o primeiro e um dos mais poderosos. Pronto, tudo o que eu queria era um cubo desses, não pra tentar abrir o portal do inferno, mas porque além de ser belíssimo ainda tinha esse background todo. Foi então que encontrei a Pyramid Gallery, uma espécie de ateliê que comercializa vários modelos com design atribuído a esse artesão macabro. Não são enigmas, são versões sólidas, feitas artesanalmente com madeira e metal.
A atmosfera de mistério é mantida pois cada caixa tem sua história sinistra e a reprodução é sempre feita por um artesão-pesquisador que recebe os créditos pelo trabalho. Veja alguns:
The Lament Configurartion
(The Box of Sorrows) by L. Barron
The Black Box of Mourning
(The Box of Sorrows black version) by L. Barron
[youtube]GyzgzX_Xiw0[/youtube]
Jeremiad Enigma
(Box of Woes) by Eric Gross
The Diviners Secret Window
(Box of Woes) by S.R Greenfield & Eric Gross
Misery’s Canticle
(The Box of Souls) by Edward Martinez
Na página Pyramid Gallery você encontra vários projetos, alguns já sendo comercializados. Vale lembrar que apesar de não funcionarem como enigmas os cubos ainda são caixas de música.
[youtube]txYqPtisZIU[/youtube]
Se você não quiser investir dinheiro em uma dessas peças de arte pode fazer como eu e apelar pro paper model, só pra ter um gostinho. Pegue aqui o arquivo, depois é só imprimir e montar.
Em tempo, Philip Lemarchand nunca existiu, mas existe. 🙂