peur[s] du noir

Pernas de aranha passando na pele nua, sons inexplicáveis na escuridão do quarto, uma grande casa onde se sente uma presença, uma agulha de injeção chegando cada vez mais perto, uma coisa morta em um vidro de formaldeído. Seis dos mais badalados artistas gráficos deram vida aos seus pesadelos, deixando a cor de lado para captar as nuances de luz e o breu da escuridão. Esta sinopse não deixa dúvida de que nos será servido um prato cheio de medo e repulsa. Os símbolos acima descritos estão associados aos signos que evitamos instintivamente, pois significam ameaça, alerta, iminência do letal e a morte propriamente dita. Em geral eles se mostram indiretamente deixando que sua mente preencha a lacuna com seu maior medo, nenhum monstro é pior do que o que guardamos a sete trancas bem fundo em nosso inconsciente.

Esta obra foi orquestrada por um time totalmente eclético de ilustradores. Charles Burns (Google nele) – Artista de HQ a mais de 50 anos e ilustrador da primeira antologia da música grunge e do CD “Brick by Brick” de Iggy Pop. Marie Caillou é ilustradora na frança e no japão onde seu estilo tem grande influência. Pierre di scuillo é um pesquisador de tipografia premiado por sua originalidade como criar fonts e permitir que o povo Tuareg tivesse acesso a informática. Lorenzo Mattoti é ilustrador, artista HQ e pintor, suas obras de arte seqüencial são premiadas pelo estilo inovador. Richard Mcguire é ilustrador, artista HQ e diretor de animação. Christian Hincker (Blutch) é um expoente da arte seqüencial francesa com 20 álbuns lançados.

Blucth

Charles Burns

Richard Mcguire

Marie Caillou

Lorenzo Mattotti

Pierre Disciullo

O resultado estético não poderia ser diferente, quando vi o trailer ou no site oficial senti toda a atmosfera de terror que me assombrava quando criança. Uma nota do filme – adultos também tem medo do escuro, ele esconde o desconhecido.

  1. julho 12, 2009 -

    Rather interesting. Has few times re-read for this purpose to remember. Thanks for interesting article. Waiting for trackback

  2. julho 14, 2009 -

    Hi derek. I´m a little surprised about the answer in English. I´m wondering if the old black gallery is avaiable in other languages.

    Leandro? Mosca? Isn´t it about time?

  3. agosto 16, 2009 -

    Oi Guilherme,
    eu vi o filme, muito bom,
    e adorei o texto que permeia as animacoes. Vc sabe onde consigo o texto ou de quem é?
    abs,
    Jonaya

  4. agosto 19, 2009 -

    Jonaya, é com pesar que digo que ainda não assisti ao filme pois estou juntando minhas migalhas para compra-lo (só achei na inglaterra, vc achou aqui?).

    De qualquer forma indico o diário do filme e o myspace do filme, ambos podem ser encontrados no endereço http://www.primalinea.com/pdn/images/index.html