Imagine ficar uma hora e meia com o fone do teu mp4 tuchado na orelha (só) ouvindo um programa sem intervalos, spots, jingles ou qualquer outra interrupção. Não, não é um novo sistema de tortura de Guantánamo. Na verdade, torturante é precisar interromper a sessão. Esse é o Nerdcast, o auto intitulado “primeiro podcast totalmente nerd do Brasil”. O melhor termômetro nerd que já ouvi. Jovem Nerd (Alexandre Ottoni) e Azaghâl (Deive Pazos) comandam o show e, muito bem auxiliados por outros malucos, escolhem os temas mais queridos, polêmicos e inusitados do universo nerd para uma conversa culturalmente recheada e absolutamente hilária.
É muito difícil não se identificar em algum momento com esse podcast, e se você está na casa dos trinta então, isso é impossível. Quadrinhos, Sessão da Tarde, Teoria da Conspiração, Desenhos, OVNIs, RPG e muito anos 80. Você ouve o programa gravado e quer ligar pra participar ao vivo!
Respirar aliviado é a primeira reação de quem acreditava estar quase sozinho, atolado em massificação e sem conseguir dividir as boas lembranças e idéias toscas. Na verdade o NerdCast possui uma legião de seguidores e ganhou em 2008 o Ibest de melhor podcast, melhor blog de notícias e melhor blog de humor.
Fiquei feliz em ter sido apresentado a esse fenômeno 2.0 pelo Douglas Oblivion só agora, pois já ouvi uns 6 mas ainda tem uns 130 na fila! Minha indicação para quem vai começar é o bico-rachante “NerdCast 123 – Eu continuo desgraçado da minha cabeça”, vulgo “Coisas Irritantes 2”. A identificação pessoal com esse programa foi tamanha que eu, como bom nerd paranóico, achei que estivesse sendo vigiado.
Parabéns ao NerdCast por tudo isso, e um “lambda lambda lambda” da OBG para todos!