Faça ROUGH

 

Você pode evoluir ao extremo ou se cercar do mais surpreendente e inovador aparato tecnológico, mas no fim (quer dizer para começar um projeto) tem passos que são básicos e elementares.
Nesta apresentação de como é feita uma página de história em quadrinhos, mostra o passo-a-passo da feitura, após a concepção da idéia e a elaboração do roteiro.
No decurso:
(1º) você vê a importância do “rough”, o rabisco, feito de forma solta e explorando a melhor forma de aproveitar o espaço. Um desenho sem essa técnica corre o risco de ser imperfeito quanto as suas proporções, perder a fluidez, o que deixaria o desenho com um aspecto duro, sem vida e na pior das hipóteses não aproveitar de forma pratica o uso do espaço. Dica, façam rafes (rough) o seu traço melhora e suas bases Tb.
(2º) uma das passagens mais complicadas em uma HQ é posicionar os balões, é a eterna guerra entre texto e imagem. Qual tem maior peso e quando um depende do outro? Será que a idéia está clara? Será que está dando leitura? Muitas vezes gostamos tanto do desenho do cenário que ficamos em dúvida se devemos sacrificar uma “fala” em função da imagem.
(3º) o refinamento é o momento em que aqueles traços soltos do rough ganham formas e linhas que vão expressar o estilo de cada artista, é ali que identificamos a “impressão digital” de quem fez e muitas vezes o traço se torna a grande marca registrada do artista.
(4º) finalização é somente neste momento que as técnicas e ferramentas trabalham a todo vapor. Sem uma boa base, um bom argumento trabalhar a finalização não ajuda a HQ a ficar melhor, pode apenas deixar ela mais atraente, mas nem sempre essa atração fica duradoura.

Assista ao vídeo e veja que não importa como foi feito o desenho, se usou “esse” ou “aquele” recurso. O que importa é que a essência é sempre a mesma, o processo tem os seus motivos. As grandes editoras (pastelarias comics) de HQ seguem essa receita ao ponto de (sistema Ford) especializar seus funcionários ao extremo de às vezes terem mais de 20 pessoas em áreas distintas para construir uma única Comic Book.

  1. outubro 2, 2008 -

    o rough (não costumo usar muito esse termo…uso raff) não pode faltar, e te digo que quanto mais rápido voçe raffear, vc conssegue montar uma imagem mais fiel e precisa do desenho em sua mente (acho q por q o cérebro sempre trabalha muito rápido na hora da criação), para desenho sair na proporção e medidas corretas, sempre vai ser necessário…..e em alguns casos vc faz até uns 6 ou 7 esboços…
    dependendo do desenho é claro
    valeu pela bela matéria Mosca!!!!!!

    Rodrigo Lara