Eu sou Ilustrador

SELO_sou_ilustrador_header

Podem perguntar, todo ilustrador profissional tem, no mínimo, meia dúzia de histórias cabeludas sobre desrespeito e desvalorização de sua profissão. Talvez por isso exista sempre uma atmosfera de irmandade quando estão reunidos e uma reação imediata quando alguém expõe alguma afronta que recebeu de um cliente ou viu no mercado. Uma pergunta que sempre aparece nessas horas é “o que fazer?”. Bom, não temos receita. Na verdade não existe receita, só um apelo à ponderação e ao bom senso. Mas se você é colega de profissão a contra-indicação é ficar calado, quieto, como se não fosse com você.

Por a boca no mundo, mobilizar e exigir respeito é um dever, principalmente quando vemos tantos profissionais ralando a exaustão para profissionalizar ainda mais o mercado, tanto para novatos quanto para veteranos. Explanações sobre direitos autorais, referências contratuais, tabelas de preço, códigos de ética, cuidados nas relações com os clientes, grupos de discussão e até consultoria personalizada. Tudo para que a qualidade do trabalho e das relações profissionais cresça sempre. Os mestres dividem prontamente suas experiências pois sabem que isso é cuidar do ambiente onde trabalham. Agora imaginem a indignação quando uma empresa, por falta de informação ou por safadeza mesmo, resolve “cagar” pra tudo isso e, por exemplo, querer que você trabalhe de graça por uma fictícia exposição. Quando a reação dá certo essas empresas voltam atrás, aprendem a valorizar e tornam-se aliadas na valorização. Mas quando o resultado da indignação é pífio a luta pela valorização deve continuar.

Para contribuir com a busca pelo respeito e valorização da profissão de ilustrador a Old Black criou um selo, disponibilizado com licença Creative Commons, para que você use quando quiser e como quiser. Sem a pretensão de resolver, quer apenas dar mais unidade às reações. Você pode colocar em seu blog, assinar seu e-mail, fazer uma camiseta, uma caneca, usar como avatar, mandar como resposta pra um cliente petulante, boicotar um concurso safado ou o qualquer coisa que venha à sua mente. Não precisa expor os créditos ou dar um trackback. Apenas pegue e use como quiser e em benefício da profissão. Só não pode comercializar pois faria a iniciativa perder o sentido.

Seguem os links para os arquivos do selo em vários formatos. Estão hospedados no servidor OBG só por conveniência, mas você pode hospedá-los e disponibilizá-los como preferir.

Sou_Illustrador_AiPC

Sou_Illustrador_AiMac

Sou_Illustrador_BMP72

Sou_Illustrador_BMP300

Sou_Illustrador_CDR

A Old Black Gallery não recebeu em espécie para fazer isso, mas certamente se sentirá enriquecida se um a mais que seja levantar também essa bandeira. Aqui já somos dois malucos  com ela hasteada.

Em tempo, a ilustração do selo é do Fernando Mosca. Paguei pau e já mandei fazer uma camiseta 🙂

Creative Commons License
Sou Ilustrador. by Old Black Gallery is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil License.

  1. outubro 28, 2009 -

    Meia dúzia de histórias!!!???? Putz, eu tenho umas 500! Pra começar:
    . Para família:
    “Olha, ele é talentoso! que pena que não trabalha pra ganhar dinheiro!”

    . Para Amigos empresários:
    “Faz um desenhozinho pra “”mim”” colocar na faixada da empresa, procê vai ser mamão com açucar!”

    . Para Agências de publicidade:
    “Pode criar o que você quiser, confio em você!” (é claro que não recebe pela criação, só pela ilustração, os créditos vão para a agência)

    Aliás, proponho mudar o termo Agência de publicidade para Despachante de publicidade. Sempre tive de criar as ilustrações e animações requisitadas!

    O que? Se recebi por isso???

    @#$ #*&¨.¨*9$#@£§#!!!!

  2. outubro 28, 2009 -

    Contundente a campanha do nosso amigo Fernando Mosca.
    O selo é a prova da indignação sofrida pela maioria da classe artística e ou autônoma.
    Acredito que esta iniciativa, una mais a categoria, trazendo mais “dignidade” para o profissinal da área, e deixando também o recado aos “pobres coitados” que prostituem o mercado, por falta de suporte e ou ética.
    Eu aprovo a iniciativa! Parabéns! A Ilustração ficou foda!
    _|_

  3. outubro 28, 2009 -

    Meu caro Mosca, infelizmente não é só para ilustradores, o mesmo problema acontece também em outros setores de serviços. No meu caso, gráfica. Já perdi a conta de quantas situações abusivas passei, sobretudo com agências de publicidade. Mas nunca deixei que depreciassem a qualidade do meu trabalho e muito menos que impusessem valores menores. Concordo com vc. É trabalho é profissional, é suado e é nosso! Respeito é o mínimo a se exigir.

  4. outubro 28, 2009 -

    .. se você gostou! Use e abuse. Se gostou muito! Publique no seu blog, espalhe essa ideia, transforme em algo seu, afinal essa luta não é só nossa… é de todos nós.

  5. outubro 28, 2009 -

    Massa! Quero uma camiseta dessa tb (se for mesmo fazer)!

  6. outubro 28, 2009 -

    Mosca, iniciativa foda. Quero uma camiseta, pq redator também usa lápis e tem 10 dedos. Sei apontar com todos. Parabéns.

  7. outubro 28, 2009 -

    Fala Mosca!
    Mais um apoio via twitter!

    http://twitter.com/flayama

    Abração!

  8. outubro 28, 2009 -

    Genial! Pena que isso acontece não só como ilustradores mas com todos (ou quase todos) que prestam serviços.
    Ja cancei de chegar em cliente e o cara dizer: “Faz um layoutizinho de um site pra mim e bota pra funcionar. É rapidim e facim pra vc né?!”
    Eu fico $#@$(#$&#@$$.. mas fazer o que né?
    Se eu fosse ilustrador faria uma camiseta também.

  9. outubro 28, 2009 -

    cara, muito massa essa iniciativa, agente batalha tanto pra ter um lugar ao sol e vem uns babacas e querem desvalorizar nosso trabalho, por isso já estou no apoio .
    abraçoo.

  10. outubro 28, 2009 -

    devastador deve ser a sensação de responder a alguma pseudo-proposta comercial com esse seu selo. Obrigado cara!
    E a arte, claro, tá fantástica

  11. outubro 28, 2009 -

    Tipo aquela: Então você faz histórinha pra gibi?

    E eu digo: sim quase isso…dae conto até 10.

  12. outubro 29, 2009 -

    incrível! tá na mão já!

  13. outubro 30, 2009 -

    Apoio totalmente!!
    Tipo… não sou ilustrador profissional(ainda não), mas vejo como a profissão é discriminada, já li umas duas vezes o guia do ilustrador.
    Na primeira vez que li, vi como é difícil trabalhar nessa área… ;D
    É isso aew, tomara que esse movimento cole’…
    Falous’

  14. outubro 30, 2009 -

    Beleza de iniciativa! Vou baixar os arquivos e começar a usar por aqui. Vi no blog do Hiro. Parabéns!
    Abraço

  15. outubro 30, 2009 -

    […] Old Black Gallery, pelo blog do Hiro espalhe essa […]

  16. outubro 30, 2009 -

    Nem sou ilustrador (com minha idade, 16, não me considero nada, na verdade; mas almejo ser designer), mas acho a iniciativa louvável, de verdade. Acho que vou tentar fazer uma camiseta too! :3

  17. outubro 31, 2009 -

    Parabéns, muito boa a iniciativa, sem dúvida que irei usar o selo e divulgar entre outros amigos ilustradores que também sofrem com o mesmo problema.
    Abraço

  18. outubro 31, 2009 -

    […] aqui para baixar os selos em vários formatos. Ajude também a divulgar esta […]

  19. outubro 31, 2009 -

    Leandro e Mosca mandaram bem pra caramba!

    Eu acho que este é o momento de cada um fazer o seu protesto contra a picaretagem que assola o nosso mercado, cada um com seu comentário, seu blog, sua participação ativa, enfim, fazendo alguma coisa.

    Não adianta nada ficar olhando e concordando passivamente, em silêncio.

    Tem que botar a boca no trombone, denunciar, responder e tomar uma atitude contra os que detonam o mercado.

    Não se trata de criar polêmica, é uma questão de sobrevivência.

    Quem quer viver de criação de imagem tem que criar um novo paradigma neste segmento, ou os marketeiros e kamikazes vão acabar transformando a profissão em um parquinho de diversão para desocupados e vagabundos, que não precisam trabalhar por dinheiro, só por divulgação.

    Dou o maior apoio a ações como esta, e compraria uma camiseta ou uma caneca com este desenho na hora, acho que são produtos altamente vendáveis.

    Abração a todos da OBG.

  20. outubro 31, 2009 -

    Aliás, é uma ótima camiseta para comparecer nas reuniões de briefing da Zupi, Piauí, Oi Quadrinhos, Converse AllStar e HSBC.

  21. novembro 1, 2009 -

    Ótimo! Perfeito! Tenho certeza que será muito útil no meu dia-a-dia!
    Muito obrigado!

  22. novembro 1, 2009 -

    […] Uma imagem, no entanto, vale por mil palavras. Por isso, dou-me ao luxo de postar um pequeno lembrete a quem deseje me propor “divulgação”. Cortesia de Old Black Gallery. […]

  23. novembro 3, 2009 -

    gente, esse dedão aí é uma piada…né? hehe. Entendo tudo MESMO, mas acho que existem imagens mais eficientes para representar um selo de indign0ação (mão em punho, mão segurando bandeira. Acho que um dedão mostra muita agressividade, e acho que diplomacia e bons argumentos já vencem muito. Nem acho que estamos em uma guerra para mostrar um revolver assim não. Enfim, é o que eu acho.

  24. novembro 5, 2009 -

    ADOREI!!!

  25. novembro 6, 2009 -

    curti muito mesmo a iniciativa. so sugiro outras frases para “respeito é uma via me mão dupla” eu to querendo uns adesivos com essa marca mas com “não me peça de graça a única coisa que eu tenho pra vender” no lugar.
    parabéns pela iniciativa e vamos espalhar o movimento!

  26. novembro 6, 2009 -

    curti muito mesmo a iniciativa. so sugiro outras frases para “respeito é uma via me mão dupla” eu to querendo fazer uns adesivos com essa marca mas com “não me peça de graça a única coisa que eu tenho pra vender” no lugar.
    parabéns pela iniciativa e vamos espalhar o movimento!

  27. novembro 6, 2009 -

    Belíssima iniciativa! Tá na hora de colocar um pouco de ordem nessa zona. Ou então podemos exigir uma troca de moeda: troco minha compra do mês no supermercado pela divulgação do logo deles no meu blog, o que vocês acham?

  28. novembro 12, 2009 -

    ShoooW! Isso estampado numa camiseta ficaria muito bom! Tou divulgando. Vamos engrossar esse caldo!
    Abração e parabéns pela iniciativa!

  29. novembro 27, 2009 -

    Acho que ia ser um máximo se também tivesse essa ilustração com a palavra “designer”! Afinal, designers estão nessa área dos desprezados pelos seres normais não artísticos…
    Ouvir “sua faculdade foi fácil, você não sabe o que é sofrer fazendo trabalho”, ou “ah, pra fazer esse projeto é rapidinho, porque é tão caro / porque você tá cobrando”, “ah, você fez design porque não conseguiu entrar em outra faculdade? Ah tudo bem…” (seguido de tapinha nas costas)… entre outras coisas que dá vontade de quebrar a cara da pessoa imediatamente. E se o trabalho foi feito rapidamente, é porque a cabeça trabalha rapidamente!!! Sou designer de produto, para os idiotas que não sabem sequer pronunciar isso, sou “design de produto” formada em “designer”… E tenho que ouvir que a faucldade foi fácil… Vai tentar projetar um euqipamento de segurança pra bombeiros então??? É, aí muda né?? Projeto de TGI NÃO FOI FÁCIL!! E EU NÃO FAÇO “DESIGNER” DE UM PRODUTINHO PRA VOCÊ, seu não-artista, SEM COBRAR PORQUE MEU TRABALHINHO É FÁCIL!
    Você falou tudo, precisamos de mais respeito e reconhecimento!!!
    Quero espalhar esse adesivo por aí! E também na versão “Sou Designer Profissional, Respeito é uma via de mão dupla!”
    Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo trabalho!!!
    Sílvia

  30. novembro 28, 2009 -

    Maravilhosa iniciativa que abrange não só ilustradores como autônomos e free lances de todas as classes trabalhistas.
    Apoio total. Vou até colocar no meu blog.
    Abraços.

  31. novembro 30, 2009 -

    […] Fernando Mosca, disponível sob licença Creative Commons, em diversos formatos gráficos no site Old Black Gallery) Post a Comment or Leave a […]

  32. novembro 30, 2009 -

    Grande Mosca, é isso ae!!! Já coloquei um link no meu blog. Abraços!!!

  33. dezembro 20, 2009 -

    Fantástica a iniciativa. Já coloquei no meu blog. Baixei o vetor e vou mandar fazer umas camisas pra distribuir pra uns amigos ilsutradores. Pq não adianta um só reagir, existe uma prostituição no mercado. Os ilustradores e criadores de imagens gráficas, animadas etc. Precisam se unir pra criar uma consciência de classe.

  34. fevereiro 25, 2010 -

    Olha, esse mesmo problema também afeta outra categoria ligada às artes: a música. Foi tanta prostituição que chegamos ao absurdo de pagar pra tocar em qualquer muquifo sem estrutura.

    Aliás, parabéns pela iniciativa e que ela se espalhe. Respeito a profissão e ao talento dos outros é importantíssimo, mas primeiro o dever de casa tem que ser feito. Denunciando os que se prostituem por caraminguás e/ou favores.

    Lugar de prostituição é no puteiro.

  35. agosto 25, 2010 -

    Vou mandar esse selo quando me pedirem desenho de graça pra “complementar o presente principal de aniversário de namoro”.

    Pra leigo, se nós achamos prazeroso desenhar, podemos fazer o favor de fazer um retrato dele, colocar em moldura, levar na casa dele, levar furadeira e parafuso, furar a parede e colocar lá do jeitinho que ele quiser.

    Quando fiz meu curso de Mangá em uma escola de artes visuais em Belo Horizonte, meu professor contou que estava no 1º almoço com a família da namorada nova. Lá o sogro perguntou: e então? o que você faz da vida? – Sou ilustrador.
    O velho deu uma risada debochada olhando para os demais parentes na mesa e tornou: ah tá, mas o que você faz pra pagar suas contas?
    Ele terminou com a menina sem dar chance pro filho da puta criar algum respeito.

    Não tem jeito, bom senso e reconhecimento é coisa que vem de berço.
    De qualquer forma, eu incentivo a campanha!

  36. agosto 25, 2010 -

    Pessoal, para aplicarem o selo em camisas, usem o Kmisetas (http://www.kmisetas.com.br/). Lá você pode colocar o desenho que quiser, na posição que quiser, nas cores de camisas disponíveis. A malha é razoável e a estampa em um transfer mais forte. Tenho 5 camisas de lá já! E não, eu não trabalho pra eles! Hahahahaha

  37. outubro 7, 2010 -

    Eu que arrecém estou começando já tenho histórias xD

  38. novembro 30, 2010 -

    Muito foda ,já adotei o movimento!!!

  39. março 17, 2011 -

    Olá, pessoal… rebloguei o post no Ui Lustre Max : http://bit.ly/fqfjzX

    Parabéns pelo texto, rapaziada! 😀

  40. junho 22, 2011 -

    Adorei. Muito boa a iniciativa

  41. agosto 11, 2011 -

    Curti demais! Já devia ter baixado na primeira vez que descobri no blog do mestre Montalvo!
    Grande abraço para vocês e valeu!

  42. novembro 19, 2011 -

    Se a classe de ilustrador não se unir
    valeremos bem menos que artista de rua