A Oppa e a Bamboo acabam de lançar um concurso show pra quem é apaixonado por design, e o tema é “O Novo Design Brasileiro”. Mas afinal, que papo de “Novo” é esse? Bom, eu gosto de apelidar essa vertente como O Design do Bom Senso, pois não existe “regra cagada” pra desenvolver um objeto que nele se encaixe. Se você prestar atenção a idéia fundamental é resgatar o ideal do design, que é resolver um problema usando um elemento – no caso um objeto – mas sem criar outro (ou outros) problemas. Resumindo, usar o bom senso.
Quer um exemplo? Item 8.2, letra b, do regulamento do concurso:
Materiais a evitar:
– Plástico injetado;
– Ferragens customizadas;
– Acrílico;
– Tecidos de procedência animal.
Ou seja, nada de fazer belo e funcional mas usando recursos ecologicamente agressivos. Resolver de cá e avacalhar de lá é cartão vermelho.
Outro exemplo? Item 4.2
Os projetos enviados devem ser pensados dentro da filosofia “smart design” da Oppa, que busca a criação de objetos que possuam:
a) Harmonia estética;
b) Preocupação cognitiva com o usuário;
c) Clareza de conceito;
d) Funcionamento claro e de fácil compreensão;
e) Funcionalidade;
f) Ergonomia;
g) Uso eficiente de materiais e matérias–primas;
h) Coerência das partes;
i) Apelo emocional;
j) Inovação
Quer dizer, não adianta ser ergonômico se for feio, bonito se não for funcional, funcional se for inviável pra produção, fácil de produzir se não falar com o coração de quem tem. Tem que ser design completo, inteligente. Tem que ser o tal NOVO.
E, por fim, a equação mais importante desse concurso na minha opinião:
Item 9.2 do regulamento…
O projeto vencedor do 1˚ lugar no Concurso, será produzido e comercializado pela Oppa Design Ltda, recebendo os seguintes benefícios:
a) Desenvolvimento de fornecedores, protótipo e gerenciamento da produção;
b) Gerenciamento de todo o processo de comercialização do produto;
c) Remuneração em royalties sobre o preço de custo das peças vendidas;
d) Campanha de lançamento utilizando as plataformas de comunicação dos Organizadores.
…somado a letra e, item 12.1
e) O presente Regulamento não implica a concessão, pelo do Candidato aos Organizadores, de nenhuma licença ou qualquer outro direito, explícito ou implícito, em relação a qualquer direito de patente, direito de edição ou qualquer outro direito de propriedade intelectual. Os Organizadores não poderão iniciar qualquer produção ou comercialização de projetos apresentados pelos Candidatos sem a expressa autorização destes mediante futura assinatura de Contrato de Comercialização, cujos termos este Regulamento não contempla.
é igual a bandeira do respeito e do bom senso hasteada pela Oppa e pela Bambo. 🙂
Então visitem a Oppa, a Bamboo e o site oficial do concurso. Leiam o regulamento e vamos fazer um pouco do Novo Design Brasileiro.