Durante duas semanas, Film Forum a casa de exibição de cinema independente mais respeitada de New York está exibindo uma sequencia de filmes da época de ouro do 3D, direto da década de 50.
A última novidade do cinema, os filmes 3D, está ganhando força e popularidade. As novas técnicas de polarização do filmes não distorcem as cores e tornou uma atração a parte em várias produções, principalmente animações.
O fenômeno Avatar impulsionou este mercado que se restringia a filmes B como a Morte de Freddy Krueger e pequenos espiões. Mas não foi sempre assim, diretores como Alfred Hitchcock fizeram filmes 3D (disque M para matar). O interessante é que a técnica empregada nos anos 50 é superior em resolução a maioria dos formatos de cinema, além disso, o uso de 2 projetores conferiam uma imagem mais luminosa e de qualidade superior, diz Dave Kehr em artigo no NYTimes.
Vale a pena ver como tudo começou, como sempre, começa bem e depois piora para deixar as coisas viáveis financeiramente. Pena não estar em NY para conferir esta mostra.