Publicidade & ilustração estão de mãos dadas desde os primórdios até hoje em dia, mas não é nada fácil essa química estar redonda: um briefing mal feito, um art buyer com espírito de funcionário público (ajuda só os amigos), um diretor de arte que queria poder ter uma foto no lugar do desenho, prazos desumanos e algumas refações por culpa do briefing furado ou da falta de uma referência correta, podem acontecer e fazer o mais persistente ilustrador, com o tempo, torcer o nariz para essa combinação (art&advertising).
Por outro lado é na publicidade que ainda se tem uma remuneração maior, também uma maior visibilidade de seus trabalhos e é neste mercado onde o ilustrador tem que se estudar, reinventar e experimentar; o autoconhecimento é levado a sério, o tempo é um fator importante e por isso só sobrevive quem sabe quanto tempo é necessário para executar a encomenda.
Não posso reclamar, conheço as mazelas e benefícios desta vida de fornecedor e somando prós e contras posso afirmar que vale a pena trabalhar para a propaganda.
Um bom exemplo de relação arte e publicidade de se tirar o chapéu é a campanha feita pela agência Wieden+Kennedy para a Nike italiana, que contou com os trabalhos do coletivo de arte Happycentro+Sintetik, cada peça da campanha contou com uma identidade diferente e como mote fazer uma analogia entre as características de cada jogador com a cultura italiana e seus elementos.
O resultado é fantástico, técnicas e artistas diferentes para compor um universo cultural rico e especifico.
Clique nas imagens para ampliar.
Ficha técnica:
Cliente – Nike Italy – 2006
Agência – Wieden+Kennedy, Amsterdam
Diretores de Criação – Mark Hunter & Alvaro Sotomayor
Dupla de Criação – Anders Stake (diretor de arte) & Carlo Cavallone (redator)
Art Buyers – Andrew Koningen & Caroline Svensson
Coletivo de Arte – Happycentro+Sintetik
Os ilustradores assinaram as peças.