Sebastian Krüger “alla prima”

kruger

O vídeo de um dos seus workshop (2009) é realmente perturbador… pelo tamanho, velocidade, tipo de marcação, domínio, mistura de cores “on board” e resultado.

Postado no “tuiter” por outro fera dos retratos, o brasileiro André Toma, esse vídeo virou hit em minha timeline e ilustragrupo.

Página oficial do Alemão clique aqui.

Agora se você ainda não faz parte do ilustragrupo, vou colar aqui o que o Mestre Ricardo Antunes escreveu sobre o Krüger:

[ Kruger se tornou uma mega estrela da ilustração, fazendo quadros enormes de personalidades em um estilo que acabou virando referência mundial, em caricaturas bem realistas. O fetiche pessoal do Kruger é gente velha e enrugada, e quanto mais enrugada parecendo maracujá passado, melhor. E entre esses, retratos dos Rollings Stones aos baldes.

Da caricatura ele evoluiu para retratos levemente caricaturados, que hoje ele batizou o estilo de New Pop Realism, acabou deixando a ilustração e virou artista plástico de sucesso. Mas o que surpreende é a impressionante velocidade com que ele trabalha, no video dá para se ver isso.

O técnica de pintura dele se chama “alla prima”, que em bom português é mesmo “pintar de primeira”, ou seja, sem esboços, sem transferências de desenho para a tela, sem estudos prévios, sem lápis ou carvão fazendo marcações, sem frescura e trabalhando enquanto a tinta está fresca…. é chegar e atacar a tela direto com o pincel. Coisa de cabra macho. :o) ]

kruger2