The Story of Stuff – A Estória das Coisas

————SUPER CORREÇÃO————

Apesar de ter assistido ao vídeo na íntegra através da postagem IDEAFIXA, é preciso corrigir uma injustiça. The Story of Stuff foi postado pelo MOSCA no dia 06 de junho, no blog do Osbcure Ideas e colo aqui, na íntegra, as palavras que ele usou:

ABSTER-SE OU ABSTER-SE

“Este documentário é muito importante para podermos discutir o nosso papel na sociedade. Você não precisa ser um Vegans ou fazer parte da cultura Ainsas para poder fazer a diferença no espaço social que ocupa.
Entender como funcionam as “coisas”, como o filme mostra, faz de você uma pessoa menos alienada e isso o torna mais responsável pelas suas ações, será que você está disposto a ter essa consciência? Afinal a ignorância é uma benção.
No caso de uma resposta positiva assista o filme e bem vindo ao mundo que admiro e ainda deposito esperanças. Caso contrario … DANE-SE, a culpa também será sua por um mundo pior, sabendo disso ou não.”

A gafe se deu por conta do “daqui a pouco assisto”, mas em tempo quero corrigir o deslize. Agora se me dão licença vou procurar um neurologista.

————FIM DA SUPER CORREÇÃO————

Esse vídeo é uma dica do Alessandro Martins, postada no blog IDEAFIXA. Tomei a liberdade de “upar” uma versão completa com legendas na postagem, facilitando o acesso.
Nesse vídeo/documentário de 20 minutos a pesquisadora e apresentadora Annie Leonard mostra muito bem como as “coisas” que tanto amamos em nosso afã consumista são boa parte do problema no mundo. Foi impossível evitar o dejà vu zeitgeist e a sensação de “holy shit!” com o quadro geral.
Uma das várias reflexões implícitas, e que acho pertinente aqui para a OBG, é sobre as coisas que realmente precisamos para viver melhor, mais dispostos e mais harmoniosamente. Eu sou uma máquina de consumir? Eu sei o que estou fazendo? Eu preciso desse inferno de coisas que eu compro e descarto sem cerimônia?
Se nascemos criativos e com sede de absorver e nos relacionarmos com o mundo, por qual motivo passamos a maior parte do tempo reproduzindo um movimento de massa?
É fácil perder a noção do belo em meio a isso tudo. Não sabemos mais se o que nos agrada, nos realiza, nos dá prazer é autêntico, uma expressão interna ou um simples reflexo dessa pressão pelo consumo.
(aos meus alunos) O documentário ajuda a entender melhor expressões como obsolescência estética e tecnológica, e a responsabilidade que os profissionais de comunicação têm em mãos.

[flv:http://www.oldblackgallery.com/blog/wp-content/uploads/videos/thestoryofstuff.flv 400 300]

No site oficial você pode baixar gratuitamente uma versão do video (MOV) com resolução melhor. A legenda você pode baixar aqui (via www.legendas.tv)

  1. outubro 9, 2008 -

    Orem por mim! orem para que o alemão não me pegue! Depois dessa vou ter que apelar pros post-it senão qualquer dia acabo saindo de casa e esqueço de por as calças. Jesus…

  2. outubro 27, 2008 -

    e eu que acabei de assistir terráqueos e agora assisto isso úú…. céus, ao menos fiquei com mais vontade de fazer algo do que suicidar no metrô O.O….