Não estou me especializando em postar as “cagadas na arte”, mas elas insistem em me encontrar. Essa por exemplo saiu na Ilustrada da Folha Online hoje:
Os mutilados já apareceram por aqui na postagem “Street Art no chá da cinco” – a dupla OsGêmeos, Nina e Francisco Rodrigues (o Nunca). Isso mesmo, depois de já terem conquistado as paredes do famoso Tate Modern, em Londres – com murais incríveis, além de gigantes – tiveram que testemunhar a prefeitura de São Paulo “confundindo” um de seus murais com pichação e cobrindo boa parte dele com tinta cinza.
Antes
(Foto: Otávio Pandolfo/Arquivo Pessoal)
Depois(Foto:Ricardo Nogueira/Folha Imagem)
Não foi a primeira vez que isso aconteceu. O artista Nunca, por exemplo, afirmou que já teve mais de 100 trabalhos “cobertos”. Andrea Matarazzo, secretário da coordenação das Subprefeituras de São Paulo, no entanto, nega haver “perseguição” ao graffiti e diz que a cobertura dos murais grafitados faz parte da “rotina de limpeza da cidade”, sob a capa da Lei Cidade Limpa. Em ano eleitoral essas coisas viram bandeiras e acho que o Sr. Kassab e seus asseclas deveriam se preocupar com a repercussão deste ato. VANDALISMO institucional. (by Mosca)
Os mutilados prometeram retaliação e nós ficamos aqui ansioso por vê-la. Bulir na arte dos outros é igual tapa na cara de filho, não dá pra ficar quieto.
Matéria completa aqui.
Fonte: Folha Online.
julho 4, 2008 -
Eu só me pergunto: como?
É tão bizarro que não existe margem para questionamento. O “equivoco” foi tão ridículo que um pedido de “desculpas” soa equivocado…
Acabei de ler a matéria recomendada por uma amiga, e não sei nem o que dizer. Na viagem para SP vi esse e outros muros artísticos, e fico triste de ver tal degradação.
Abraços Leandro!
julho 4, 2008 -
VANDALISMO INSTITUCIONAL … não adianta usar a mídia para minimizar os danos, a matéria da Folha fala sobre “confusão” entre pichação e grafite …. isso seria piada se o dano não fosse um dos novos cartões postais da cidade … interesses politicos podem até mascarar o que aconteceu, mas não vão deixar de mostrar o lado podre de um ano eleitoral e seus meios para mobilizar o voto. PqP, São Paulo está vivendo uma guerra as escondidadas onde os dois lados jogam sujo e nós da população somos meros peões neste xadrez do absurdo.
por isso sou anarquista
julho 4, 2008 -
Bom do jeito q as coisas estão por aqui, não duvido em nada que o pessoal do PT tenha o dedo nisso, seria conspiratório pensar assim, mas não é a primeira vez q surgem boatos de uma manipulação politica, com greves atrapalhando o transito e outras formas de boicotar a situação, pra falar a verdade acho que foi bem feito para o prefeito “Kassapa” e sua arrogancia provou do proprio remedio, mas q a cidade acabou ficando mais feia isso tb é verdade.
julho 4, 2008 -
GrAfito nesta MegAlopole a mais de 20 anos e isso é mesmno umA imagem da situação Pauliceica da arte de ruA
aposto que o Jânio está dando gargalhadas no inferno, tem até uma piadinha interna q fala que o Jânio só não encorpora no Kassab por causa da lei seca hauahauahauaha
a familia vai se vingar mas com classe e inteligencia, pois hoje sampa ficou mais cinza, mas só por hoje.
valeu o grito e viva a liberdade
julho 6, 2008 -
Que coisa!
Não sei se a arte pode ser contida com cobertura com tinta. O cinza que cobre São Paulo é melhor ou mais limpo que a mistura de cores do mural apagado? Só aqui no Brasil mesmo para se confundir arte com vandalismo…
julho 7, 2008 -
Até pode ter ocorrido um descuido muito grave por parte da Administração da Prefeitura, afinal de contas o pessoal da “limpeza” não tá nem aí. Se é para pintar, vamos pintar! talvez exista até um bonus para quem pinta mais. Quem sabe?
Agora, é lamentável que a prefeitura de São Paulo ainda não se conscientizou que o grafite não só precisa ser respeitado, como também deve ser protegido e incentivado e isso exige, no mínimo, um cadastro atualizado dessas áreas.
Afinal o grafite é a verdadeira expressão artistica urbana. Um museo a céu aberto muito democrático que a cada dia ganha mais espaço no mundo. Será que SP não faz parte do mundo?
março 7, 2009 -
[…] na OBG já mostramos um caso parecido com esse de Londres que aconteceu em terras brasilis, clique aqui para […]
março 9, 2009 -
absurdo